top of page
  • Dover Fueling Solutions

Dover Fueling Solutions: Fomentando a Inclusão e Apoiando o Avanço das Mulheres



A Dover Fueling Solutions (DFS), líder no segmento de soluções em abastecimento de combustíveis, um setor tradicionalmente ocupado por profissionais majoritariamente do sexo masculino, destaca-se como uma empresa que promove uma cultura inclusiva e apoia ativamente o progresso profissional das colaboradoras do sexo feminino no ambiente corporativo.


A DFS tem se destacado na promoção de mulheres para cargos de liderança, reconhecendo a importância da diversidade na tomada de decisões. A presença de mulheres em papéis-chave na empresa não é apenas uma busca por equidade, mas uma estratégia consciente para fomentar uma cultura organizacional mais rica e inovadora.


Elevando Carreiras Além-Fronteiras

Um exemplo notável é o caso de Lucineia Souza. Após seis anos no Brasil, onde foi reconhecida e experimentou crescimento na carreira, Lucineia recebeu um desafio único: trabalhar na fábrica de Dundee, na Europa. Sua trajetória ressalta não apenas o reconhecimento do talento local, mas também a promoção e o apoio às mulheres em cargos de liderança, transcendendo fronteiras e reforçando a cultura da organização globalmente.


Apoio durante a Maternidade

A DFS está comprometida em demonstrar apoio genuíno às mulheres durante e após a maternidade, desafiando estereótipos e garantindo que a gravidez não seja um obstáculo ao crescimento profissional.                

 A Dover Fueling Solutions trabalha incessantemente para criar um ambiente acolhedor que valoriza as pessoas, e como parte desse compromisso, oferece suporte abrangente às futuras mamães, seja com a implementação da licença -maternidade, que excede os requisitos mínimos estabelecidos pela legislação, seja por meio da parceria com a Sulamérica Saúde, com o programa Futura Mamãe. O objetivo é dar suporte integral, desde a gestação até o nascimento do bebê, através de acompanhamento mensal, uma central exclusiva 24h, cursos específicos para cada trimestre de gestação e visitas residenciais de profissionais da área da saúde.

O caso de Raquel Caminha é uma prova concreta desse compromisso. Após retornar de sua licença, Raquel foi promovida a Gerente de Recursos Humanos, evidenciando que a maternidade não é uma barreira, mas sim um período que não interfere no reconhecimento e progresso na carreira.

Vivianne O’Connor, em um momento único de sua carreira, viu suas responsabilidades serem ampliadas enquanto estava grávida. Além de suas funções na América Latina (Latam), assumiu também a responsabilidade na América do Norte (NAM). Essa promoção durante a gestação destaca o compromisso da DFS em reconhecer e promover talentos femininos independentemente do estágio de vida.

 

Desenvolvimento de Jovens Talentos

Outros exemplos que ilustram as ações de desenvolvimento de jovens talentos através de Programa de Estágio:

O caso de Maicla Moura demonstra o comprometimento da DFS com o desenvolvimento interno de lideranças femininas. Identificada como um talento promissor, Maicla iniciou sua jornada em 2014 como estagiária e dois anos depois foi efetivada como Analista. Em 2023, alcançou uma promoção significativa, assumindo o cargo de Líder de Comércio Exterior (Comex), demonstrando a eficácia das ações de desenvolvimento interno em todos os níveis da organização.

Outro exemplo é Lana Peixoto que começou como Estagiária em 2015 e foi efetivada no ano seguinte na área de Suporte à Vendas. Ao longo da sua trajetória foi ascendendo de cargo e responsabilidade, até que em 2021 foi promovida à Gerente de Produtos Digitais, com escopo global. Em março de 2024 está indo morar e trabalhar na matriz, nos EUA.


Estratégias para Aumento da Representação Feminina

A contratação de mais mulheres nas operações é uma prioridade para a DFS. Essa estratégia visa desmitificar a ideia de que certas áreas são exclusivamente masculinas e isso está evidenciado nos processos seletivos e de contratação. Em fevereiro de 2023, a empresa contava com seis mulheres nas áreas de Produção e Logística e um ano depois, já são doze.

Na DFS, a gestão de carreiras é centrada em proporcionar um plano de crescimento para os colaboradores. Isso significa oferecer um caminho específico para que suas aspirações sejam alcançadas. À medida que a DFS evolui como organização e investe no desenvolvimento dos colaboradores, é capaz de fortalecer o pipeline de talentos estratégicos e inclusivos, para ser uma empresa líder em produtos e tecnologia.


Compromisso com a Equidade

A DOVER não apenas adota ações de equidade de gênero, mas implementa práticas eficazes para garantir uma verdadeira igualdade de oportunidades, criando  uma cultura que celebra a diversidade em todas as esferas da empresa.

Em resumo, a Dover Fueling Solutions destaca-se não apenas como uma líder em inovação no setor, mas também como uma empresa comprometida em criar um ambiente de trabalho inclusivo e propício ao avanço das mulheres. Ações tangíveis, e práticas de liderança são elementos integrados à essência da DFS, demonstrando um compromisso real com a equidade e a diversidade no local de trabalho.

Comments


bottom of page