Você sabe que, em qualquer negócio, a margem de lucro é fundamental para manter as atividades sustentáveis. Quando pensamos em um posto de combustível, é sabido que, em linhas gerais, o lucro líquido deve girar em torno de 5% para que seja rentável. Com as grandes variações no preço do combustível nos últimos meses, entretanto, essa margem pode representar um desafio.
Para driblar os valores sem afastar os clientes, você precisa, enquanto dono de um posto de combustível, se atentar a outros pontos fundamentais do seu negócio - como o treinamento adequado dos seus frentistas e outros funcionários, proporcionando um serviço de qualidade. Além disso, é preciso manter os equipamentos em ordem, investir na marca e em sistemas de gestão.
Enfim: são diversas frentes a serem trabalhadas além do manejo do valor do combustível em si para que sua margem de lucro possa aumentar sem impactar a clientela.
Vamos conhecer as principais delas:
1. Integre equipes
Você certamente estranharia se, enquanto consumidor, abastecer o carro em um local onde não possa comprar snaks, encher os pneus e realizar outros pequenos serviços. Da conveniência ao combustível, os postos oferecem diversos outros produtos e serviços além da gasolina, do etanol ou do diesel. Por isso, garantir uma equipe integrada e entrosada entre as diversas frentes é fundamental. Você já tomou essa atitude?
2. Capacite a equipe
A conta é simples: a falta de treinamento resulta em falta de qualidade - o que, invariavelmente, resulta em desperdício. Você não quer arcar com desperdícios e ver surgir uma margem de prejuízo. O treinamento nunca é gasto, é investimento. Lembre-se sempre disso.
3. Esteja em conformidade com as normas
Acompanhe de perto as mudanças na legislação. Elas estão em constante evolução na busca por eliminar práticas desleais no setor que acabam criando concorrências desleais e prejudicando o seu negócio.
Estar alinhado às normas é mais do que seguir as leis, é contribuir para uma concorrência justa.
4. Tenha equipamentos de qualidade
Investir em equipamentos de boa procedência significa evitar dores de cabeça com manutenção e demais problemas frequentes. Equipamentos de qualidade evitam gastos futuros e desnecessários com reparos.
Por isso, as bombas de combustível, medidores de tanques, sistemas de gestão e as formas de pagamento devem ser de alta qualidade e acompanhar as tendências.
Quer dicas de equipamentos de qualidade?
Bombas de Combustível - Linha Helix | Console de medição Maglink |
---|---|
Melhor experiência do usuário | Compatível com sondas com e sem fio no mesmo sistema |
Adequação a qualquer formato/configuração de acordo com a necessidade do cliente | Detecção automática de vazamentos (não requer conexão no PDV) |
Tela de mídia com teclado touch screen | Notificações de alarme sonoras, visuais, por e-mail e impressas |
36 meses de garantia | Produz relatórios |
5. Tenha um contrato de manutenção
Opte por parceiros que prestem assistência técnica constante para seu negócio, garantindo o pleno funcionamento e evitando gastos imprevistos.
Se você possui bombas fora do período de garantia, entre em contato conosco para conhecer nossos serviços de contrato de manutenção. Clique aqui e nos envie uma mensagem!
Esse artigo foi útil para você? Compartilhe na sua rede!